Materias

Suprema: Douglas Jen e Fabio Carito Trocam Uma Ideia Conosco

Posted by Universo Metal on February 25, 2014 at 12:25 AM

Universo Metal: Bom, como todos sabem o site "Whiplash" promove uma votação dos melhores do ano do rock e metal. Como foi para vocês ficar em 19° lugar?


 

Douglas Jen: Olá galera do Universo Metal, que ótimo conversar com vocês! Estar listado entre as melhores bandas do Brasil neste tipo de votação popular é algo sempre motivador, é prova que seu público está realmente ligado no que a banda está fazendo. Em 2005 e 2006 o SupreMa esteve listado entre as 3 grandes revelações do ano, e em 2006 também entrou também na lista de melhores bandas e ficou entre as 10. Foi uma época em estávamos lançando o primeiro EP e frequentemente na estrada, e com um fã clube bem movimentado. Nos anos seguintes não tivemos novos lançamentos e acabamos ficando um pouco afastado da mídia, e agora finalmente em 2013 lançamos o CD “Traumatic Scenes”. Com tanta resenha com notas altas, acima de 8,5 e 9/10 e com tanto comentário bom vindo principalmente da Europa creio que isso fortaleceu a banda. Claro que não é somente disso que se vive uma banda, tem que ter um bom show, um cenário, toda uma estrutura por trás e o SupreMa hoje tem uma estrutura fantástica. Foi realmente animador estar entre as 20 maiores bandas brasileiras e esperamos sempre ser lembrados pelos nossos fãs!


 


Universo Metal: O álbum "Traumatic Scenes" foi uma alavancada para vocês, como foi para vocês saber que ele teve uma grande repercussão ficando em 9° como os melhores lançamentos do ano?


 

Douglas Jen: Em 2012 o álbum não estava oficialmente lançado e acabou ficando também entre os 10 melhores do ano. Em 2013 ele também entrou como destaque em outros sites e para nós é uma grande satisfação ver que um trabalho feito com tanto cuidado foi recebido assim pelo público e imprensa. “Traumatic Scenes” tem sido um álbum muito importante na nossa carreira, com certeza o divisor de águas que nos proporcionou colocar em prática tudo o que aprendemos durante anos de estrada e em tantas tours. Queremos ainda rodar o Brasil todo com a nossa estrutura e fazer com que este álbum seja algo que a galera se lembre por longos anos.


 

Universo Metal: Douglas como foi para você ficar em 12° lugar na votação para melhores guitarristas?


 

Douglas Jen: Para mim foi algo realmente incrível. Tenho 17 anos como guitarrista, sendo 13 deles como professor, e neste tempo me dediquei demais ao instrumento, não somente na parte técnica mas à disseminação da guitarra com todas as vídeo aulas gratuitas que havia gravado para o Youtube, que ultrapassaram 800.000 acessos. Creio que ajudei uma geração de guitarristas desde 2007 que foi quando iniciei com estes vídeos e lições e até hoje recebo inúmeros emails de gente que me escreve dizendo que aprendeu a tocar guitarra comigo, é algo incrível porque nunca vi a pessoa e ela acabou aprendendo com minhas lições. Para mim este reconhecimento vem para me dar mais força e empenho para poder sempre ser lembrado entre os grandes nomes do país, estar naquela final com tantos nomes consagrados faz valer a pena cada dia de dedicação.


 



Universo Metal: É claro que eu não podia esquecer do Fábio Carito que ficou em 6° dos melhores baixistas do Brasil, Fabio agora que você é o 6° melhor baixista o que muda na sua carreira? Isso faz com que você se dedique ainda mais?


 

Fábio Carito: È muito gratificante ver o meu nome na lista dos melhores e ainda entre os 10 primeiros, é também um pouco surreal pelo fato de ser ao lado de músicos que participam ativamente em minha formação musical. É bacana também pois está vindo uma nova geração de talentos e todos com uma nova linguagem no instrumento. Isso só me motiva a continuar no mesmo caminho, porém sempre com mais dedicação. Com certeza é um marco muito positivo em minha carreira.


 


Universo Metal: Douglas de onde veio a ideia de ensinar um pouco dos seus conhecimentos musicais para os jovens que pensam em seguir uma carreira artística?


 

Douglas Jen: Na época em que eu estava aprendendo a tocar guitarra era muito difícil conseguir informações e materiais de estudo. Sou autodidata e ficava bem frustrado por não ter acesso a estes materiais. Em 2007 fui um dos pioneiros da internet a disponibilizar vídeo aulas gratuitas ensinando técnicas e exercícios, por toda dificuldade que eu tive de conseguir tais informações, eu queria poder ajudar os estudantes e mesmo as pessoas que nunca tinham tido contato algum com a guitarra.

    Fico feliz por ter ajudado tanta gente e recentemente retornei com minhas aulas, estou escrevendo atualmente para dois conceituados sites, o Guitar Battle e o Guitar Shred. Em minha página do Facebook também tenho uma seção chamada “Insane Guitar Training” onde ensino licks e dicas extraídas do CD “Traumatic Scenes” e quem quiser conferir o link é http:\\www.facebook.com/douglasjenguitar . Creio que esta orientação pode ajudar e muito nascer um novo talento, espero poder contribuir cada vez mais com a guitarra no Brasil.


 

Universo Metal: Quais são os planos da banda para esse ano de 2014? Tem musica nova que está por vir?


 

Douglas Jen: Neste ano de 2014 a banda completa 10 anos de carreira, e esta é uma marca muito importante na carreira de uma banda, pois estar tantos anos assim na estrada e na ativa não é algo fácil. No momento estamos focados no lançamento do clipe da “Fury and Rage” e depois iremos começar os preparativos para os 10 anos da banda, devemos fazer algum material especial aos fãs e divulgaremos logo mais.


 

Universo Metal: Agora que vocês estão conseguindo uma grande repercussão pela Europa, como fica a responsabilidade em cima de vocês agora? Quais são suas expectativas?



 

Fábio Carito: A expectativa é que nos recebam de braços abertos em vista às ótimas críticas que temos recebido. Temos uma música intrincada adicionada com uma bela produção de palco, agradando em todos os quesitos.


 

Douglas Jen: Queremos chegar à Europa e também a todos os cantos do Brasil levando esta produção, este grande show que já percorreu grandes cidades ano passado como Maceió, Manaus, Limeira e São Paulo. Na verdade estamos ansiosos por estar ao lado dos fãs novamente e mesmo tendo a Copa do Mundo este ano no Brasil e muitas cidades estarem sendo cautelosas com eventos, queremos fazer uma das maiores tours que o SupreMa já fez!


Universo Metal: Que portas vocês esperam que o video clipe da musica: "Fury and Rage" abra para vocês nesse ano?


 

Douglas Jen: “Nightmare” foi um marco na nossa carreira, ficou por semanas na MTV/BRZ e nos trouxe muitos fãs. Ficou também em 2º na Rock Label TV da Suiça e fez com que o SupreMa tivesse grande destaque por lá também. O clipe da “Fury and Rage” foi algo muito mais produzido, gastamos mais tempo com todos detalhes, locação, figurino e tudo que envolve um clipe. A Nevasca Filmes que produziu teve o cuidado com o roteiro e conseguiu expressar bem o que queríamos e ao final acabou virando praticamente um curta metragem. Espero que todos gostem do clipe, ele é insano e intenso e queremos alcançar outros países que ainda não alcançamos anteriormente.


 

Universo Metal: Bom muito obrigado pela entrevista. Gostaria de deixar uma mensagem aos seus fãs que nos acompanham?


 

Douglas Jen: Obrigado pelo espaço! Deixo aqui o making of do vídeo clipe de “Fury and Rage” (http://www.youtube.com/watch?v=NjMXw1baJLc ) e fiquem ligados que dia 25 de fevereiro é o dia do lançamento oficial! Fiquem ligados nos Facebook da banda que diariamente postamos novidades www.facebook.com/supremabr ! Um abraço e nos vemos na estrada.

 


Fábio Carito: Deixo o meu muito obrigado para todos os nossos fãs e também para o pessoal do Universo Metal, obrigado pela oportunidade. Se liguem nas novidades e garanto que vão se surpreender com o novo clipe. Valeu!



Categories: Aquivo 2014

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments